ITA aprovada pela ANAC!

Receba notícias no seu celular, acesse o canal do OHM no Telegram

Na noite de ontem (28/04), a ITA recebeu a aprovação da ANAC para iniciar a operação comercial após um longo processo. Com essa aprovação, a empresa pode vender passagens e realizar voos com passageiros.

Também é esperado que a empresa divulgue sua malha e a data que pretendem voar. Alguns aeroportos já estão recebendo as solicitações de horários de voos e por isso, é possível ter uma noção de várias coisas.

A primeira delas, é que nem todos os Airbus A320 da ITA terão a mesma configuração interna neste primeiro momento. Isso por que, como comentamos na atualização de Fevereiro de 2021, um dos A320, prefixo PS-SPJ (o primeiro avião recebido pela empresa) veio da Vueling e aparentemente manteve a configuração de assentos da low-cost espanhola, que comporta 180 passageiros. Além de um vídeo divulgado pela RioGaleão no Instagram, quando a aeronave lá esteve para voos de certificação, vários pedidos de voos tem mencionado como capacidade a quantidade de 180 passageiros.

Já o 2º avião, como mencionamos, será o futuro PS-SFC e era o TC-JUE na Turkish Airlines. Ele tem capacidade para 153 passageiros, sendo 141 em econômica e 12 passageiros no que é descrito pelo SeatGuru como “Business”, no entanto além de um espaço maior, as poltronas do meio são bloqueadas, em um conceito conhecido como Eurobusiness. São 3 fileiras, logo, 6 assentos bloqueados, chegando assim a capacidade de 159 assentos. Porém, alguns pedidos de voos da ITA constam como capacidade 162 passageiros. Isso indica que ou o lessor ou a ITA irá instalar 3 assentos em uma classificada como “Closet”, do lado direito da fileira 27.

Airbus A320 da Turkish Airlines. O interior do 2º A320 recebido pela ITA deve ser assim. Foto: KWsideB/Flickr

Outra novidade é que, em entrevista a Revista Flap Internacional, a frota anunciada é de 8 Airbus A320 e 2 Airbus A319, algo que coincide com o direcionamento de 2 A320 inicialmente reservados a ITA sendo direcionados a outra empresa.

Sobre malha, apesar de alguns aeroportos já terem divulgado em sua base de slots, seria necessário um tempo maior para analisa-las. Mas conforme divulgado em fóruns, a ITA deve começar a operar no dia 1º de Junho no geral, em um número limitado de aeroportos. Já em outros, ela deve começar a operar um mês depois, em 1º de Julho. Com isso e com a aprovação junto a ANAC, podemos inferir que nos próximos dias, a venda de passagens deve começar!

Continuaremos acompanhando o processo de início das operações por parte da ITA e mais novidades, anunciaremos aqui!

Eric Breno

22 anos, Belo Horizonte/MG. Apaixonado por aviação e viagens no geral, principalmente viagens aéreas. "A experiência faz pela alma o que a educação faz pela mente".