Bagagem de mão na Gol, dúvidas, dicas e limitações

Bagagem de mão na Gol, dúvidas, dicas e limitações
Compartilhe:

Viajar somente com bagagem de mão na Gol, pode se tornar um grande desafio em épocas de consumismo. Muitas vezes as pessoas extrapolam na bagagem de mão, e isso traz um grande problema para a tripulação de um voo.

No Brasil, as cias aéreas tem regras claras com relação as medidas e peso da bagagem. E ultimamente as cias aéreas junto com a ABEAR, tem fiscalizado os viajantes em aeroportos brasileiros na área de embarque.

Vai viajar na Gol Linha Aéreas? Veja como funciona as regras para o transporte de bagagem de mão.


Bagagem de mão: medidas x peso

Bagagem de mão na Gol, dúvidas, dicas e limitações

Quantas malas posso levar na Gol

De acordo com as regras vigentes, todo passageiro pode levar uma mala de mão de até 10kg e uma bolsa pessoal (que pode ser uma bolsa de ombro, um mochila ou uma sacola pequena).

Qual o peso da bagagem de mão na Gol

O peso permitido máximo para bagagem de mão, é de até 10kg.

Qual tamanho da bagagem de mão na Gol

A bagagem de mão será permitida desde que tenha a medida de 35cm x 25cm x 55cm. A acomodação na cabine de passageiros é sujeita a disponibilidade de espaço nos compartimentos superiores de bagagem, podendo ser despachada no portão de embarque mesmo que esteja dentro do padrão permitido.

O que pode levar na bagagem de mão

Na bagagem de mão de até 10 kg é permitido levar:

Baterias soltas/avulsas

As baterias, sobressalentes, incluindo pilhas ou baterias de Metal de Lítio ou de Íon-Lítio, para dispositivos eletrônicos portáteis devem ser transportadas apenas na bagagem de mão.

Artigos como fontes de energia, ex: power banks, são considerados como baterias sobressalentes. Estas baterias devem ser protegidas individualmente para evitar curto-circuito. Não mais que duas baterias extras.

– Para baterias de metal lítio, o conteúdo de lítio não deve exceder 2g;

– Para baterias de íon lítio, a bateria não deve exceder 100Wh;

– Para bateria não derramável, a bateria não deve exceder 100Wh ou 12V.

Baterias com Índice de Watt-hora superior a 100 Wh, 2g ou 12V são totalmente proibidas para transporte.

Baterias de lítio avulsas (Precisa de aprovação prévia da GOL)

Com um índice de Watt-hora superior a 100 Wh mas não superior a 160 Wh para dispositivos eletrônicos de consumo e PMED (dispositivos eletrônicos médicos portáteis) ou com um teor de lítio metálico superior a 2 g mas não superior a 8 g para PMED apenas.

Máximo de duas baterias sobressalentes apenas na bagagem de mão. Estas baterias devem ser protegidas individualmente para evitar curtos-circuitos.Não mais que duas baterias extras. Baterias com índice de Watt-hora superior a 160 Wh são totalmente proibidas para transporte.

Dispositivos eletrônicos com bateria

Dispositivos eletrônicos portáteis, tais como relógios de pulso, calculadoras, câmeras, telefones celulares, computadores portáteis, vídeo-câmeras e outros, para uso pessoal:

– Caso contenham baterias de metal lítio, o conteúdo de lítio não deve exceder 2g;

– Caso contenham baterias de íon lítio, a bateria não deve exceder 100Wh;

– Caso contenham bateria não derramável, a bateria não deve exceder 100Wh ou 12V. O equipamento deve ser protegido de ativação involuntária ou a bateria deve ser desconectada e ter seus terminais expostos isolados.

É permitido o embarque de Smart Bag apenas como bagagem de mão. Em nenhuma hipótese pode ser despachada. Caso a bateria seja removível, você pode retirá-la para levar com você na cabine e despachar somente a mala.

– Baterias acima de 100Wh são proibidas

Em nenhuma circunstância, baterias com mais de 100Wh são aceitas. As baterias de lítio usadas nas Smart Bags podem sofrer curto-circuito e causar incêndio de difícil controle pelo sistema de extintores da aeronave.

Dispositivos eletrônicos portáteis de uso pessoal que contenham baterias que excedem os limites acima são proibidos por política da GOL.
São permitidos 15 dispositivos + 20 baterias extras por pessoa.

A GOL não transporta hoverboards, segways e demais equipamentos do tipo “auto balanço”.

Plantas (Precisa de aprovação prévia da GOL)

Em voos internacionais o transporte de plantas deve ser feito somente via GOLLOG.

O transporte só pode ser aceito quando acondicionado em embalagem limpa, à prova de vazamento, não podendo ser levado em mala ou outro tipo de bagagem que contenha objetos pessoais.

O transporte de plantas se encaixa nas mesmas regras de bagagem de mão, entretanto, qualquer volume cujas dimensões excedam o limite estabelecido (40 x 25 x 55 cm; até 10 Kg) que comprometa o conforto e segurança dos demais passageiros deverá ocupar assento extra.

Materiais descartáveis

Garrafas plásticas com capacidade inferior a 500 ml; produtos plásticos descartáveis, como canudos, copos, pratos, talhares e sacolas; embalagens de recipientes de isopor destinados ao acondicionamento de alimentos e bebidas; e demais produtos descartáveis, compostos por polietilenos, polipropilenos e/ou similares.

Higiene Pessoal ou Medicinais

Artigos de Higiene Pessoal ou Medicinais não radioativos, incluindo aerossóis*, transportados como bagagem de mão ou despachada.

A quantidade total líquida de todos os artigos referenciados transportados por um único indivíduo não poderá ser superior a 2 kg ou 2 L, não podendo a quantidade líquida de qualquer artigo individual ultrapassar 500 g ou 500 ml.

As válvulas de descompressão desses aerossóis devem estar protegidas por uma cápsula ou outro meio adequado, para se evitar a liberação involuntária de seu conteúdo.

Tais artigos incluem produtos como atomizadores, perfumes, colônias e medicamentos que contenham álcool.

*Para bagagens de mão, aerossóis e atomizadores de uso medico ou de uso pessoal, sem que exceda a quantidade de quatro frascos por pessoa e que o conteúdo, em cada frasco, seja inferior a 300 ml ou 300 g. (ANAC Resolução 207)

Bebidas Alcoólicas

O transporte de bebidas depende de seu teor alcoólico:

  • Até 23% de teor alcoólico por volume: como bagagem despachada, não há restrição de quantidade em qualquer voo. Como bagagem de mão, em voos nacionais não há restrição. Já em voos internacionais como bagagem de mão, há o limite de 100ml por recipiente (para líquidos com ou sem teor alcoólico).
  • De 24% a 70% de teor alcoólico por volume: como bagagem despachada, em qualquer voo e como bagagem de mão em voos nacionais é permitido o embarque de até 5L por cliente, em recipientes não superiores a 1L. Como bagagem de mão em voos internacionais, há o limite de 100ml por recipiente(o caso de bebidas adquiridas em free shops ou aeronaves, o limite de 100 ml não é aplicável).
  • Superior à 70% de álcool por volume: são proibidas para embarque em qualquer voo.

A limitação de 70% do teor alcoólico é a mesma para voos nacionais, internacionais, bagagem de mão e despachada.

As bebidas permitidas obrigatoriamente deverão estar em embalagens a prova de vazamentos, rotulada e lacrada. Caso contrário poderá ser negado o transporte.

Bebidas alcoólicas só podem ser transportadas por maiores de 18 anos.

Eletrodomésticos

A GOL não leva fogões, máquinas de lavar ou equivalentes por conta do seu peso e de suas dimensões. Mas você pode usar os serviços da GOLLOG para o transporte.

Geladeiras e freezers não são permitidos em aviões – eles possuem um gás considerado perigoso para as aeronaves.

Batedeiras, cafeteiras e eletrodomésticos similares e pequenos podem ser despachados ou levados como bagagem de mão, desde que estejam devidamente embalados. Microondas pode ser apenas despachado.


Para conferir o regulamento completo do que você pode transportar em sua bagagem de mão na Gol, clique neste link.

Todas informações técnicas deste artigo, foram retiradas do site Gol Linhas Aéreas. Alterações poderão acontecer a qualquer momento.

Viaje o quanto puder e o quão longe conseguir. A vida não foi feita para ser vivida em um só lugar. Corretor + 20 anos I Turista + 37 voos. Me siga nas redes sociais.