“Se eu sou defensor de alguma coisa, é de se mover. 

Pinturas especiais nos aviões Brasileiros – Parte 2


Em iniciativa inédita, Azul anuncia venda de passagens para os EUA sem data definida

Receba notícias no seu celular, acesse o canal do OHM no Telegram

Olá pessoal! Hoje vamos continuar o post sobre as pinturas especiais nas empresas aéreas. Eu fiz uma pequena introdução sobre o assunto e disse que falaria da Azul em outro dia. Bem, o dia chegou!

E bom, por que eu quis dividir? Por uma questão de quantidade! A Azul tem no mínimo uma pintura ou sticker especial em cada uma de suas sub-frotas, desde o Cessna C208 Grand Caravan, que leva somente 9 passageiros, até o Airbus A330-900neo, que leva quase 300 passageiros. Então, pinturas não vão faltar! Vamos começar do menor pro maior.

Pinturas especiais nos aviões brasileiros - Parte 2
Foto: Rafaela Petermann/Foto cedida

O representante dos Grand Caravan é o PT-MED, um Caravan que já tem uma longa história na aviação brasileira. Chegou em 1993 ao Brasil, para a TAM, nas cores de sua subsidiária Brasil Central. Depois, passou pra empresa-mãe atendendo a mercados regionais e ficou na parte de Taxi Aéreo até 2006, quando foi pra TWO Táxi Aéreo. Permaneceu na empresa após a fusão com a Flex Aero Taxi, que originou a TWOFlex. Esse ano, a empresa foi comprada pela Azul, e ele passou a ser da Azul Conecta. Mas além disso, ele foi o selecionado para receber a pintura Rosa dentre os Caravans, e foi apresentado recentemente. Lembrando que a pintura é em alusão a campanha de conscientização, prevenção e luta contra o câncer de mama e a Azul já faz essa campanha a mais de 10 anos e continuará por mais mundo tempo!

Pinturas especiais nos aviões brasileiros - Parte 2
Foto: Rafaela Petermann/Foto cedida

O especial dos ATR é em alusão a mesma campanha. O selecionado foi o PR-AKF, um ATR entregue no finalzinho de 2015. Ele já era um avião especial dentro da frota, por que ele é um dos 5 ATR72 Quick Change, que pode ser convertido em menos de 1 hora de passageiro para cargueiro. Em setembro de 2019, foi o selecionado para ser o novo representante da campanha na frota de ATR. Ele continua em suas operações de passageiros e carga, e quando houve a redução dos voos comerciais em função da pandemia e ele foi se dedicar apenas as cargas, ele fez o transporte de Guarulhos para São Luís dos polêmicos respiradores comprados pelo governo do Maranhão.

Pinturas especiais nos aviões brasileiros - Parte 2
Foto: gabriel_aqa/JetPhotos

Partindo agora para os jatos, a frota de E195 foi uma das que mais teve cores especiais. O primeiro deles foi o PR-AYO. Ele veio de fábrica já rosa, para a campanha contra o câncer de mama, conforme já citamos. Ele operou por quase 10 anos com essas cores, até que ele chegou a ser pintado todo de branco para ser devolvido. No entanto, antes que ele pudesse ir embora do Brasil, a pandemia se instalou e ele ganhou uma sobrevida na Azul. Com a necessidade de transportar cargas crescendo, a Azul e a Embraer desenvolveram um projeto para que o E195 fosse adaptado para transportar pequenas encomendas. O primeiro deles foi exatamente o AYO. Por conta disso, ao invés de ganhar a pintura padrão da empresa, ganhou a pintura da Azul Cargo. Alguns podem não considerá-lo especial, mas esse fato faz dele sim um avião especial.

Foto: Eric Breno da Silva
Foto: Nicolas Fagundes Figueiredo/Wikimedia Commons

O próximo avião da lista é o PR-AYV. Ele foi entregue novo a Azul, em 7 de Setembro de 2011 e eu não preciso falar muito sobre ele, né?

Mais ou menos 1 mês depois, chega mais um E195 especial a Azul. Dessa vez, o PR-AYY. Ele é pintado todo de Azul, para fazer alusão a Azul Viagens, a agência de viagens da Azul.

Foto: Eric Breno da Silva

Na semana seguinte, no dia 25 de Outubro de 2011, chegou mais um E195. Mas ele não era Azul. Era verde! Sim, estamos falando do PR-AYX. A pintura dele chama a atenção para a sustentabilidade e as atitudes que devem ser tomadas pensando no planeta.

Foto: Rafael Luiz Canossa/Wikimedia Commons

Em 2012, a Azul chegou a 50 cidades atendidas e para isso, comemorou com a chegada de um E195 todo especial, com diversos elementos que lembravam as cidades atendidas e o verão. Não atoa, ele tem o nome de Verão Azul!

Foto: Eric Breno da Silva

Depois, ela recebeu outros E195 especiais, que já sairam da frota. Mas o último E195-E1 recebido tinha que ser especial. E foi. O PR-AUQ tem as cores da operadora de TV a Cabo SKY, e além disso também ressalta o fato das aeronaves da Azul terem TV Ao Vivo a Bordo.

Foto: Arthur Araújo BASV/Flickr

Assim como o primeiro E195-E2 também tinha que ser especial. O PR-PJN seguiu a tradição da geração anterior e não fez feio. O avião é todo pintado de Azul escuro e na parte traseira da fuselagem trás os valores da empresa. Além disso, o prefixo também é uma homenagem ao primeiro presidente da empresa, Pedro Janot, e que deixou a empresa por conta de um acidente que lhe tirou boa parte dos movimentos.

Foto: Rafaela Petermann/Foto cedida

O segundo, E195-E2 também foi especial. Ele é o E2 Rosa, e com a saída do PR-AYO como já citamos, fica sendo o Embraer que representa a causa.

Foto: reprodução

Há um terceiro E195-E2 especial que está próximo de ser entregue. Se trata do PS-AEF, talvez o mais chamativo dos E2 entregues até aqui e talvez um dos aviões especiais mais chamativos não só da empresa, mas entre todos eles. Com uma pintura desenvolvida em parceria entre Azul e AkzoNobel, o PS-AEF terá detalhes que lembram a fauna e a flora brasileira. Era pra ele ser entregue em março, mas com a pandemia sua entrega está bem atrasada.

Foto: Alexandro Dias/Flickr

Partindo agora para as aeronaves da Airbus, de fábrica há apenas um A320neo especial. Se trata do PR-YRS, entregue em Outubro de 2018 a Azul, porém nas cores rosa, também fazendo parte da campanha do Outubro Rosa. Nesse ano, ele recebeu um sticker para comemorar os 10 anos de campanha.

O outro A320neo, junto com um E195, receberam stickers por motivos especiais. Nesse ano, a Azul recebeu do TripAdvisor o prêmio de Melhor Companhia Aérea do Mundo e diversos outros prêmios, como contei na minha primeira matéria aqui. Assim, um A320neo, prefixo PR-YRB (na frota desde novembro de 2016) e um E195, prefixo PR-AXP (na frota desde fevereiro de 2013) receberam stickers para comemorar o feito.

Partindo agora para os Airbus A330, como os primeiros foram comprados de segunda mão, a Azul teve uma liberade maior de escolher os que viriam com liverys especiais. E 3 dos 7 tiveram pinturas especiais.

Foto: JTOcchialini/Wikimedia Commons

O primeiro deles foi o PR-AIT. Ele veio com a parte básica da livery da Azul (estabilizador vertical e barriga), mas ao invés do resto do avião ser branco, é azul claro. A pintura é em alusão ao programa de fidelidade da companhia, o TudoAzul. Infelizmente, coube ao PR-AIT escrever um capítulo triste da história da televisão brasileira: foi nele que o corpo do apresentador Gugu Liberato, que faleceu em Novembro do ano passado, foi trasladado de Orlando, nos Estados Unidos, para o Brasil, no voo Azul 8707. A chegada do voo e o desembarque do corpo foram acompanhados ao vivo por todas as televisões, especialmente a RecordTV, de quem o apresentador era contratado.

Foto: Eric Breno da Silva

O segundo foi o PR-AIU. Assim como o E195 PR-AYY, ele também veio com as cores da Azul Viagens. Entre os entusiastas, ganhou o jocoso apelido de “viagrão”.

Foto: Nathan Coats/Wikimedia Commons

O terceiro foi o PR-AIV, que assim como o PR-AIU, imitava outro E195, o PR-AYV. O apelido dele entre os entusiastas chega a ser até carinhoso: bandeirinha.

O último dos especiais da Azul ainda não chegou na frota, mas será um A330neo na cor rosa. O prefixo dele é PR-ANV e ele estava em processo de montagem. Com a chegada da pandemia, a montagem foi interrompida, mas recentemente, ele retornou para a produção. Não há previsão para a chegada dele ao Brasil.

Gostou deste post? Por favor, compartilhe! Há muitas maneiras de fazer isso abaixo.

Você também pode me seguir no Twitter e Instagram ou ainda receber artigos diários assinando nossa newsletter clicando aqui.

Junte-se ao boletim informativo

Inscreva-se para receber nosso conteúdo mais recente por e-mail.

    We won't send you spam. Unsubscribe at any time.